Pense: “Até os confins da terra”

Até onde você iria em resposta ao chamado de Cristo? 

A leitura do primeiro e do segundo capítulo de Atos dos Apóstolos traz mensagens valiosas, sobretudo, a manifestação e capacitação do Espírito em cada apóstolo para a pregação do evangelho. 

Jesus foi claro ao nos dizer que sem Ele nada poderíamos fazer (João 15)* e que o envio do Consolador (João 14) nos auxiliaria nas demandas da vida e da missão a nós imputada. Com a vinda do Espírito Santo, o Cristo que vivia entre nós (Emanuel, Deus conosco) foi assunto aos céus e o Espírito Santo veio para se manifestar como Deus em nós. Quão valioso é sermos vasos de barro (Romanos 9) que carregam tal valioso tesouro: a mensagem do Evangelho e a Presença do Senhor. Mas, permita-me perguntar: Para quê precisamos do Espírito Santo

Atos 1:8 responde a uma das muitas situações pela qual carecemos dEle, e é aqui que pretendo me apegar à reflexão de hoje. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra”. No nosso contexto atual, onde/quem é Jerusalém? E Judeia? E Samaria? Acredito que no que cabe “Até os confins da Terra” esteja meio óbvio. Diante disso, te convido a fazer uma viagem no tempo e compreender o contexto da época em que essa mensagem foi pregada. 

Quando Jesus estava fisicamente entre nós, Jerusalém era o centro do judaísmo: a capital do culto prestado à Deus, das festas e dos sacrifícios, onde estava o Templo que trazia peregrinos e conservava a formação e ensino judaio. Apesar do domínio romano, como bem vemos nos evangelhos, os judeus ainda conseguiam manter boa parte da sua cultura, costumes, hierarquias e organizações conservadas. Jesus pregou o evangelho do Reino lá. 

Judeia era uma província (território) conquistada pelo império romano, sendo assim, tratava de pagar impostos e tributos ao líder da época. Funcionava como uma “cidade” (região, melhor dizendo) constituída, com reis, hierarquia e organização própria. Jesus caminhou por distintas regiões, igualmente pregando o evangelho do Reino. 

Samaria era a capital do reino de Israel, rival declarada de Judá (onde estava Jerusalém). Os samaritanos (que surgiram quando o povo de Israel se misturou com pessoas de outros povos e crenças) e os judeus mantinham conflitos na época, e tais diferenças podem ser notadas no encontro entre a mulher Samaritana e Jesus (João 4), onde nosso Senhor também pregou o evangelho do Reino.  

E, até os “confins da terra” está claramente sujeito à interpretação: qualquer lugar que não se destine exclusivamente a essa região, seja atravessando oceanos à barco ou terras à cavalo. Gosto de pensar no exemplo de Paulo, que se aventurou para além do território judeu, deparando-se com os gentios e a pluraridade de costumes e religiões existentes. Pode-se dizer que Paulo foi até os “confins da terra” que lhe foi permitido e delegado pelo próprio Jesus (Atos 9:17). 

Por que resgatei esses pontos? Note que algumas palavras foram destacadas nos exemplos acima: Jerusalém/Templo, Judeia/Cidade-Região, Samaria/vizinho-rival, Confins da terra/outras terras. Jesus poderia muito bem ter se restringido apenas à Jerusalém, afinal de contas, ele veio para os seus (João 1:11a). Mas não. Jesus foi muito além ao nos delegar a continuidade da missão que Ele iniciou. 

O nosso trabalho na pregação do evangelho e na expansão do reino de Deus começa dentro (no templo) e se expande até as fronteiras vizinhas. Ele alcança aqueles que são considerados inimigos, que têm costumes e crenças diferentes, e aqueles que estão aqui, na nossa cidade, no nosso bairro, dentro da nossa igreja. Jesus não se restringiu à uma região, não isolou qualquer espaço geográfico e nem deixou a igreja em si de fora. Ele foi abrangente e vemos isso na comissão dos próprios apóstolos, quando Paulo foi comissionado aos gentios e Pedro, aos Judeus. Nós devemos seguir o seu exemplo em obediência consciente, alegre, imediata e completa

Nos próximos dias, alguns trabalhos em desenvolvimento serão apresentados para que você se informe acerca de ações de discipulado (pregação do evangelho aos de dentro, “jerusalém”), evangelização local (na cidade e região), evangelização aos vizinhos (outras regiões, até mesmo nos lugares menos quistos que existem), e fora do nosso estado/país (até os confins da terra, aos gentios). Fique atento! 

Sabemos que apenas Jesus carrega as Palavras de Vida Eterna (João 6). Tendo isso em mente, o Espírito Santo em nosso coração e as “malas prontas” em obediência, eu te pergunto: Para onde iremos nós? Atos 1:8 responde: Jerusalém, Judeia, Samaria e até os Confins da Terra. 

Medite nessa breve reflexão! 

— Danielly N Ferreira  

*Tire um tempo para ler e meditar nos capítulos aqui destacados, se possível.

GOSTOU? COMPARTILHE!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

RECENTES